quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia 12 - de moquegua a puno - 460km

agora com as fotos.

Hoje foi um dia movimentado. Eu sabia que enfrentaria pela primeira vez altitudes acima dos 3000m. Sabia que pegaria frio, talvez chuva e neve. Mas não imaginava metade de tudo que vi e tudo que aconteceu.

Saí de Moquegua bem cedo. A saída é legal, vai serpenteando pelo meio de montanhas de rocha e areia sempre tendo o vale de Moquegua abaixo.

O fato de pilotar vendo um pouco de verde já anima. Moquegua está a 1400m e quando vc sai já sai subindo. Com 45km rodados resolvi olhar no GPS e estava a 3400m. A subida é rápida. E continua subindo. A moto começa a dar sinais de falha, não acelera tão rápido, detona demais nas reduzidas antes de todas as curvas, mas vai. A subida continua, não tão acentuada agora, aos 75km rodados já estava nos 4600. A maior parte da viagem foi entre os 4500 e 4700m.
O visual é de matar do coração

Eu não senti nada de muito diferente, fisicamente falando. A gente percebe claramente que falta fôlego, vc puxa o ar e parece que os pulmões não enchem. Eu senti apenas um formigamento nos lábios, nada mais, nem dor de cabeça, enjoo, desmaios, nada. Talvez a única coisa que tenha acontecido foi que a falta de oxigenação me fez tomar uma decisão imbecil. Explico, ontem, conversando com os 2 brasileiros eles haviam me dito que a estrada que vai direto de moquegua a puno tem um trecho de chão. O mesmo me haviam confimado outros viventes daqui, informando que se eu quisesse asfalto o trecho todo teria que ir até desaguadero e subir pra puno, beirando o Titicaca. Acontece que eu cheguei na bifurcação que ia ou direto a puno com parte de chão ou para desaguadero com asfalto, e resolvi pegar o chão, por ser uns 150km a menos. entrei na estrada, os primeiros metros são asfalto e começa o chão num descidão, muito esburacado, e eu com a moto carregada, fiquei com medo de comprometer a bichona e resolvi dar meia volta. Primeira descição cagada, entrar no chão, segunda decisão cagada, resolver fazer a volta num lugar não tão bom. Botei a moto pro canto esquerdo da estrada e fui voltear, na descida, o pneu dianteiro entrou numa valetinha com areia e a moto adernou pra direita, eu fui acelerei pra ver se endireitava e não adiantou, ela pendeu de vez, eu fui por o pé e não alcancei, pois a moto estava num lugar meio alto. Só deu tempo de largar tudo e pular, caí em pé, que nem gato, e a moto estatelada no chão.

E agora, me diz quem é que ergue 250kg no areião a 4600m de altitude?? Eu pensei que fosse ter um derrame...ehehe. tamanha a força que fiz. Levantei a moto ao melhor estilo dos motoqueiros de quebec, uahuhauha. Mas consegui. Aí empurrei ela até um lugar mais plano e parei ela lá. se olharem as fotos vão ver que uns 10 metros de onde caí tinha um lugar bom pra virar. Saldo da merda, retrovisor direito quebrado e a honra ferida. Ao terminar de erguer a moto parecia que eu tinha corrido uns 10km rápidos. Fiquei completamente sem fôlego. Levei mais de 50km pra voltar a respirar direito. Até passei um tempo sem tirar fotos de tão puto da cara que fiquei. Mas aí quando passei os 4800m passei do ladinho de uma meia dúzia de picos nevados, com neve no nível da estrada e já me animei com as fotos de novo. Vi alguns bichos que eu nunca sei se são lhamas, alpacas ou vicuñas, não sei a diferençal, pra mim são tudo camelinhos.

Um capítulo a parte são os abastecimentos, só parei num posto até agora, os abastecimentos são feitos em casas na beira da estrada. Aqui eles vendem a gaolina por galões, não fiz a conta, mas tá em torno de 10 soles um galão, até nos postos é em galões. Gasolina aqui não é o prloblema, é a solução, e não tem jeito, de moto, com autonomia baixa tem que encarar.
Olha o naipe do posto

É legal quando se chega no titicaca, o verde toma conta, roda-se uns 130km em meio a vilazinhas com aquelas tias vestidas com roupas típicas pastoreanso ovelhas. Muitas plantações de batatas, cereais diversos. É muito legal rodar aqui tendo saído de um deserto. E como estamos só a 3800 metros tá pra respirar numa boa...heheh

A maior altitude do dia foi 4806m. Rodei uma boa parte nos 4500, 4100. Vim preparado pra muito frio, mas como pelas fotos dá pra ver que o tempo estava ótimo, o maior frio que peguei foi 6 graus a 4800 metros, isso rodando, pq parado já subia pra 13; eu não esperava isso, estava preparado pra congelar, dei sorte.

Agora estou em Puno, na beira do Titicaca a 3800m. Tomei um chá de coca agora a tarde pra retomar o ânimo. Achei um hotelzinho legal e barato, 30 soles, dá uns 22 pila. bom, com internet e tudo mais e a 2 quadras da praça de armas. Puno, na chegda é bem feia, tem 50km de asfalto péssimo antes. O centrinho é muito legal, depois das 19h é muito movimentado, gente de todo o mundo. Cheguei as 3:15 e as 3:45 tinha a última saída pro passeio nas ilhas flutuantes de Uros, claro que fui. Na van tinha eu, mais um brasileiro, 1 inglesa, 1 alemã, um casal canadense, um casal australiano, 3 japonesas e 4 meninas de israel. E a cidade é assim cheia de turistas. As ilhas são um lugar único, mas virou um comercião, eles te recebem super bem, te convidam pra entrar em suas casas, dão totora pra vc comer. Acho que hoje vivem mais do turismo doque do extrativismo. Vale a pena conhecer se estiver aqui, só existe aqui. Pra ter idéia de como é comercial o negócio olhem essa menininha, ela aprendeu desde cedo a fazer pose, é engraçado demais, ela faz a pose e depois pede pra ver a foto.

Voltei pro hotel, arrumei umas coisas e saí pra comer. Hoje eu estava sem comer desde as 7 da manha, só tinha tomado duas inka cola na estrada. Parei num restaurantezinho que faz a tal da new andean food. É comida andina mas de fresco. Tenho que dizer que bateu o matambre da estrada pra Córdoba. Comi lombo de Alpaca ao molho de coca com quinua. Muitíssimo bem feito. tomei chá de coca, uma cusqueña e um sorvete, tudo por 30 soles, uns 11 dólares. Barato demais. Gastronomia de primeira por preço de quinta. Foi a melhor comida da viagem até agora. Eu fui cumprimentar o cozinheiro.

Saí do restaurante e fiquei andando no calçadão. Comprei uma toca andina, e entrei num bar, acabei ficando meia hora de papo com 2 alemãs que estão a um mês no peru. Saí e voltei pro hotel pra escrever isso. Tenho que dormir meio cedo pq amanha tenho uma estrada longa até Cusco. Me disseram que lá está chovendo só pelas manhas, como vou chegar a tarde está bom.

2 comentários:

  1. Grd Xará! Cara, de fato a altitude é uma coisa engraçada, é bem como tu comentaste, se respira fundo, e mesmo assim falta ar! Senti isso qdo estive no Chile, nas Cordilheiras, em viagem (de avião) com a faculdade......sei bem o que deve ter sido levantar a moto do chão!hehehe!

    Mta força e sorte pra ti e continue contando as historias aqui no Blog! Pra mim tá virando leitura diária obrigatória, que nem jornal! hehe!

    Grd abraço e sorte!

    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. E AI NINJA! tomou pacote é...hehehe. agora tá pedindo pras alemoas fazer curativo? o cara sai de joinville onde tem um monte de alemoa pra ir pro Peru dar paquerar alemoa, dá lado.. tras cha de coca ai..mas tras mesmo.
    abraço...o CIvic tá bala.

    ResponderExcluir