sexta-feira, 26 de março de 2010

dia 19 - san pedro de aatacama - 0km

Ontem a noite comprei um pacote turístico para ver as 2 coisas que me interessavam aqui. Os geiseres del tatio e a laguna cejar. Acabei descobrindo que SPA tem muito, mas muito mais coisa. Se alguém quiser e tiver saco pode-se ficar aqui uma semana fazendo passeios diferentes.

Este lugar tem céu sem algma nuvem em 355 dias do ano, nos outros 10 há algumas núvens, mas os guias mais velhos com quem conversei disseram não se lembrar da última gota de chuva. Assim, muitas casas tem telhado de barro ou apenas palha. O clima é de deserto mesmo. Hoje quando acordei as 3 e meia da manha para me arrumar pro primeiro passeio, saí na rua e estava 10 graus. Quando cheguei do passeio ao meio dia estava uns 34 no sol, na sombra uns 25. Se querem saber se é seco, sim, muito. Toma-se banho e em alguns minutos o banheiro está seco. as roupas secam muito rápido, é o lado bom. O lado ruim é que o nariz fica ardendo e respirar fica mais complicado. Eu não sei a umidade do ar aqui, mas chuto lá pelos 10%.

O micro onibus que pega a galera passou no meu hotel as 4 em ponto. Nessa hora eu tava na rua escura olhando pro céu. Entendi o porque te tantos observaórios aqui. Este céu nunca mais vai sair da minha cabeça, reconhece-se as estrelas pelo tamanho e cor. E a quantidade delas que se vê é algo de deixar embasbacado. Uma pena não conseguir tirar fotos, até tentei, mas a máquina não pega, não adianta.

O onibus sobre a cordilheira por estrada de chão e depois de 2 horas estamos no campo geotérmico. Lá a temperatura quando chegamos era -10 graus. Ainda era escuro. Armaram um café da manha com ovos cozidos, café com leite quente e sanduiches quentes. Detalhe é que a guia esquenta tudo e cozinha os ovos num geiser. Legal demais. Só que eu me limitei e comer um ovinho cozido com muito sal - lembram, não pára nada no meu estômago há dias, este ovo também não parou.

Quando começa a clarear fica evidente o espetáculo dos buracos que cospem água. Há um que a cada 10 min dá jorros de uns 5 metros. Segundo a guia, no inverno, quando a temperatura chega a -30 graus os jorros podem alcançar os 20 metros. É de fato muito bonito. Outra coisa que impressiona no lugar é a vista. Completamente com cara de altiplano, mas com vários pontos onde há vapor d´água subindo. muito legal.

Depois o povo foi pras piscinas de águas termais, muitos entraram. eu estava com o o calção de banho por baixo, mas não entrei. Mal podia fazer um movimento brusco que já doía tudo. Imagina sair da água a 35 graus e pegar o ar a -10 depois, ia começar a tremer, seria uma sujeirada feia de limpar, espantaria os turistas.

Saímos daí e fomos em direção ao povoado de Machuca, parando em vários pontos para ver os animais do local. A vejatação aqui tem um verde muito diferente do que a gente está acostumado. Fica entre o verde e o dourado, só vendo pra entender. O lugar é espetacular, com direito a passar na frente de um vulcão ativo, saindo fumaça pelas fumarolas perto do topo.

O povoado tem 6 pessoas vivendo aqui. E segundo consta a cada 6 meses se muda a família para explorar o turismo. Há venda de artesanato local e o tal churrasquinho de lhama. Mas nossa guia foi honestíssima ao nos dizer pra não comer, pois ela havia comido a uns meses e achou estranho, foi fuçar pra ver e descobriu que o dono das lhamas brigou com a família da vez e parou de vender lhamas para estes, que por sua vez começaram a comprar carne de vaca e vender como sendo de lhama. Só que eles colocam tanto sal e tantas ervas que os turistas, como não conhecem comem faceiros. Segundo a guia no dia 30 de março esta família se vai e entra uma nova, quando então a coisa deve voltar ao normal. Saindo do povoado voltamos pro hotel em mais uma hora e meia de viagem. Eu dormi o tempo todo....heheh

Consegui comprar mais do remédio que estava me ajudando a segurar as pontas e uma mistura para soro via oral. Tomei tudo junto e deitei pra dormir. Fui até as 3 da tarde na cama, o encontro para o próximo passeio era as 4.

É meia hora de SPA até a laguna cejar. Essa lagoa é formada por um rio subterraneo que vem dos andes. Num verdadeito buraco no meio do nada ela se formou. Só que isso no meio de um salar. A água é muito, mas muito salgada, eu provei, e por este motivo muito densa. Você não consegue afundar nela de jeito nenhum. É uma experiencia muito legal ficar em pé, retinho, dentro da água, sem mover um músculo, e não afundar além da linha do peito, se deitar ou ficar de bruços não se afunda de modo algum. Vi gente tentando se afundar a todo custo e não conseguiam. Pra entrar na lagoa tem que ter muito cuidado, e tem que ser de chinelo. Pois há muitos cristais de gelo nas bordas e são afiados. Passando o degrau da entrada, a lagoa tem 40m de profundidade, assim, ela é mais funda do que larga. A água tem um tom verde/turqueza que é muito bonito. Quando vc sai da água em questão de 3 minutos está seco, e aí o que fica é uma camada grossa de sal, que só vai sair no próximo mergulho, nos ojos del salar, que fica a uns 25 min de carro dali. Até lá vc vai se ralando no sal. Estas "lagoas" são formadas do mesmo modo, mas ao contrario das outras não são salgadas. Eu dei um pulo numa delas e não fiquei um minuto na água, que estava muito gelada. Esta lagoa, o guia informou que até hoje não houve quem medisse a profundiade dela. É incrível ver estas coisas. só aqui mesmo.

Aqui eu estava em pé, com 40 metros de água debaixo de mim, imóvel, e não afunda.
Olha como fica a pele depois

Depois ainda fomos ver uma lagoa seca. Ficou só o sal. Lugar perfeito para fotos do vulcão licancabur, que é visto da cidade e em boa parte do caminho. Então voltamos pro hotel. Incrível foi ver o guia se guiar no meio do deserto dentre diversos caminhos que se cruzam no meio do nada e sem pontos de referencia. Pelo menos para mim não havia pontos de referencia. Se me largasse lá achoq eu nem com GPS eu saia.


Ainda conheci o Renato e a Wilma, de Santa Rosa, RS. Os dois vieram de moto também e estão circulando pela região. Ele já tem uma pá de viagens nas costas, depois passo o site dele.

Fica a dica. Layana tur, calle tocopilla 418. Preço justo, bons carros e ótimos guias.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário