sexta-feira, 26 de março de 2010

Dia 21 - de Jujuy a Corrientes - 850km

Pois bem meus caros.

Finalmente, um dia onde tudo ocorreu certinho demais na estrada.

Acordei cedo, tomei café (que finalmente ficou no estômago). Fui no estacionamento do hotel, tirei a bagagem e arrumei de volta o snorkel do filtro, finalmente parou aquele buuuuóóóóóóóó quando acelera. Não aguentava mais. Arrumei a bagagem e 7:45 estava na rua. Aí até achar um posto e abastecer, peguei estrada mesmo 8 e meia.

Até salta tudo ok, algumas retas, algumas curvas, um trechinho duplicado, uns buracos, tudo normal. Entro na famosa ruta 16 e em 5 min vejo uma cena no mínimo curiosa. Vinha um bando de motos na pista contrária, todas BMW, eu cumprimento eo primeiro cara, e quando o segundo vai me cumprimentar eu vejo um pássaro vindo da minha direita, da esquerda do cara, bem na direção dele, ele ainda tentou se esquivar mas não deu. O pássaro (preto, um pouco maior que uma pomba) dá em cheio no ombro do cara e já cai durinho bem na frente da minha moto. Só deu tempo de dar um toquinho no guidon e não passar por cima. Eles vinham nuns 130 eu chuto. Coitado do bicho.

O fato é que a ruta 6 é cheia, mas cheia mesmo de bichos. Pássaros no meio da pista é o que mais tem, pois passam muitos caminhões de grãos e a bicharada vai ali comer o que cai. Mas tb cruzei com burro, vaca, cavalo, cabras, galinha, ovelha. O maior animal que cruzei foi um argentino numa motoneta que entrou na contramão bem na minha frente.

A paisagem na ruta 16 não muda em todo trajeto, são uns 750km de retas.
A paisagem aqui é assim pra frente
E assim pra trás

Há pouquíssimas curvas, e o imbecil aqui conseguiu passar reto numa delas. Vinha nuns 120 e entro na curva, bem na saída dela tinha um daqueles " caroços" de asfalto ondulado pelos caminhões. Pra não dar direto ali em cima eu abri e não segurei mais. Fui pro acostamento e entrei a uns 90 por hora na faixa de grama de uns 5 metros de largura. Não sei como não caí. Mas não toquei no freio nem nada, só fiquei em cima da moto tentando não dixar ela passar daquela faixa de grama alta. Por sorte não tinha nenhum toco de pau, pedra ou buraco ali, se não tinha acabado a viagem. Depois de endireitar, parei lá na frente, olhei pra tras, respirei e toquei. O fato é que não me assustei nem um pouco, estranho, mas bom. Se tivesse com uma moto de rua tinha ido pro chão.

A única coisa que me chamou mesmo a atenção foi isso aí. Boi confinado, muitas cabeças mesmo.
A ruta 16 tem fama de ter policia corrupta, que pede grana na cara dura não poderia ser diferente. Parei no primeiro posto que me mandou parar, em Taco Pozo, o policial vem, pergunta de onde vem, pra onde vai, que ano é a moto, a quanto anda, se eu vi o jogo do river (sim vi um pedaço....heheh), pergunta como está o chile. Não me pede documento algum, eu entrei na onde e fiquei conversando, perguntei quanto faltava pra corrientes, se a estrada tava boa, se tinha obra, se era só reta, no fim ele ficou de saco cheio e me mandou ir. Chego em pampa de los guanacos, abasteço e saio rachando do posto, em 200m tinha polícia, dou uma alicatada e ainda consigo chegar devagarinho, uns 30 por hora. O cara me manda parar, vem com um papel de pão na mão e me pede documentos da moto, seguro, carteira, depois a carteira internacional, anotando tudo no papel, pro desespero dele eu tinha tudo. Aí ele olha meu retrovisor com um pau pendurado e fala algo, eu respondo que tá torto mas tá ali. Como não achou nada de errado ele começa a conversar, o mesmo papo do outro, de onde vem, pra onde vai, o que faz no brasil, e eu na mesma de antes. Depois de uns 10 min o cara me pediu uma contribuição pro destacamento....heheheh Eu já sabia. Tinha deixado o dinheiro grosso no bolso escondido da jaqueta, tirei a carteira e abri pra ele ver, disse que só estava abastecendo com cartão e os últimos pesos que tinha tinha comprado uma coca, mostrei a coca pra ele. Mas tinha 75 centavos na carteira e ele viu. Eu pensei, puta merda, se esse cara tá pedindo esmola de 75 centavos de peso deve estar muito fudido. Dei pro cara o $$ e fui embora. Pensei assim, o cara me pediu uma contribuição (eu sei que não é), vou dar. Se ao contrário disso ele tivesse inventado uma multa do tipo, "retrovisor preso por um pedaço de madeira", e tivesse dito que se eu desse uns pilas ele daria um jeito, aí eu mandaria a merda e diria pra multar que eu entrava na cidade pra pagar. Queria ver. Como ele não tentou me coagir de modo algum e foi direto, pensei, esses 0,5R$ não vão me fazer falta. Foda-se. (sei, no entanto, que alimentei a industria)

Depois daí ainda me pararam mais 2 vezes, mas sempre foi a mesma conversinha mas todos me mandaram passar, de qualquer modo já tinha acabado meu $$.

cheguei em corrintes as 18:30. Ou seja, rodei 850km em 10 horas, isso com 5 paradas pra completar o tanque e uma pra tomar uma coca e passar protetor solar. Ou seja, vim bem demais. tirei poucas fotos, até pq o cenário é bem monótono. Gostei muito da ponte sobre o paraná, mas não dava pra tirar foto de cima, mas ainda deu tempo de tirar uma lá de baixo, que até ficou boa.

corrientes é muito maior que eu imaginava. A cidade é movimentadíssima, e como todas as cidades argentinas, aqui o movimento na rua vai até tarde da noite. Gostei demais da cidade, dei uma boa caminhada por aí. Achei um hotel muito bom e com um preço legal. Hotel Confianza, celle mendoza. Depois eu posto as coordenadas. O quarto é bom, tem garagem pra moto, o chuveio é bom, a internet tb. Até resolvi fazer a barba depois de 20 dias. Só agora vi o quanto emagreci com os problemas gástricos dos ultimos 8 dias. Não consegui me pesar, mas chuto uns 5 kg.

Amanha entro no Brasil, por Santa Rosa, não pensei que diria isso, mas não vejo a hora. Depois deste tempo na estrada sozinho é mais que hora de começar a v er caras familiares.

Abraço

8 comentários:

  1. Beleza? Ontem quando falei contigo não tinha botado a leitura em dia, mas hoje já consegui. Entrando no Brasil agora é só chegar em casa. Final de semana fazer aquele churras com o tio Reinerio e tocar pra casa.
    Abraço até quinta

    ResponderExcluir
  2. Tá quase em casa. e o melhor de tudo é que a gambi do espelho resistiu a todos os calculos de resistência dos materiais... hehehee
    Boa estrada e até breve.

    ResponderExcluir
  3. Grande Jeferson,

    Aventura e tanto. Ingredientes que farão com que a viagem seja inesquecível. Meus parabéns pela empreitada e por nos brindar com os relatos.

    Um dia nos cruzamos por estas estradas,

    abraço,

    Álvaro.L
    http://alvaroeadelaidemundoafora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. E aí Tio Frei! Ou seria Jeferson? hehe
    Também acompanhando esta viagem fantástica, eu que já estou em crise de abstinencia de viajar de moto...
    Bom retorno!

    ResponderExcluir
  5. Tio frei, blz?

    Estou o tempo todo ligado, só esperando a grande aventura!....

    Um abraço.
    Geraldinho.

    ResponderExcluir
  6. Ja chegou? Cade os ultimos dias? :)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns tio Frei!! ta show seus relatos, importantíssimos para quem tem curiosidade ou planeja fazer uma grande viagem. tudo de bom e forca.
    Rafael Jose

    ResponderExcluir
  8. Tomara que esteja tudo bem, não tenho visto update nos últimos dias...

    ResponderExcluir