quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia 13 - De Puno a Cusco - 370km

Pois é, cheguei ao destino máximo da viagem. Daqui pra frente é caminho de volta. Até o momento rodei aproximadamente 6500km. É chão.

Hoje tirei pouca foto da estrada, o cenário repitiu muito do visto ontem, com exceção à chegada em Cusco, que muda muito.

A saida de Puno é legal, vai-se andando ao lado do titicaca por um tempo, nuns subidões, depois desce e continua por um tempo na margem. Uma coisa que me surpreendeu no Perú é a quantidade de vilas e cidades pequenas uma logo depois da outra. De puno a cusco vc não fica muito tempo sem ver alguma povoação. O único trecho vazio são uns 100km logo depois de Juliaca, que aliás está entre as cidades mais feias e caíticas que já vi. Depois de Juliaca tambem tem uns 50 km que o asfalto está péssimo. Sendo arrumado em vários trechos, mas péssimo. A chegada em cusco também tem asfalto ruim. Metade do caminho é o típico altiplano, depois de passar por Santa Rosa, no ponto máximo a uns 4300 metros, começa uma descida que vai de leve te levando pra um vale muito verde, o rio que corre junto ao vale eu não sei qual é. Mas o cenário é muito bonito, vai assim desde 150km antes de chegar a cusco até a chegada. Neste trecho teve uma hora que choveu por uns 30 km, uma chivinha gelada que derrubou a temperatura em questão de segundos de 20 graus pra 10.

Ainda no altiplano ultrapassei uma moto, uma honda Deauville com um casal. Placa da inlgaterra. Depois parei pra abastecer e eles me passaram. Quando havia recém passado por santa rosa tem uma parada na beira da estrada bem de frente a um monte nevado com muita venda de artesanato. Eles estavam lá comendo um pastel ou sei lá oq e eu parei pra conversar. Eram Sul Africanos. Pior é que esqueci o nome de ambos. Ficamos uma meia hora conversando, tiramos uma foto e seguimos, sempre um no retrovisor do outro. Depois me distanciei e acho que cheguei em cusco uma meia hora antes. Achei meu hotel e saí de chinelão mesmo pra praça de armas pra ver se eles apareciam pra indicar o hotel, já que eles haviam me perguntado. Pior é que consegui encontrar os 2. No fim eles foram pra Pizac. Talvez sigamos pra nazca no mesmo dia, é capaz de ainda nos cruzarmos mais vezes. Os 2 estão indo morar na colombia. Então na argentina os 2 compraram a moto de um ingles que havia descido com ela do alaska até ushuaia, para ir embora a partir de buenos aires o ingles estava vendendo a moto, e os 2 compraram e sairam viajar pela américa latina. Estão a 4 meses rodando. Terminarão a viagem em 2 semanas na colombia. E tinha gente me chamando de luco e coisa e tal. Esses aí viraram meus heróis.

Chegando em cusco a entrada na cidade é muito feia, asfalto todo quebrado e muita lama de obras, eu cheguei imundo no hotel, não sei nem como me deixaram entrar. Quanda chega-se no centro histórico a cidade impressiona. Linda. Vale a pena uma visita com calma. A praça de armas com suas 2 igrejas espanholas e rodeada de restaurantes nos quais vc pode subir no segundo antar e ficar numa varantinha vendo o movimento e tomando uma é demais. Ainda dei sorte te estar havendo um evento religioso na cidade no dia e a praça estava cheia e com umas cerimonias incas e católicas acontecendo ao mesmo tempo à saúde te um tal don bosco, que parece que fez muita coisa por aqui.

Amanha pela manha irei apé pra conhecer o que der na cidade, a tarde pego a moto e vou pro vale sagrado dar uma volta, nenhum compromisso oficial. Sábado começa o retorno. Ainda não sei se vou a Nazca ou pulo direto pra arequipa. Vamos ver.

abraços

4 comentários:

  1. Grd motociclista!Muito bonitas as fotos, principalmente das montanhas verdes.... show de bola....!

    Estamos aí acompanhando!Boa sorte! Um abraço do xará,

    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Ae Jeferson, tudo bem?
    Estou acompanhando sua viagem e adorando seu relato descontraído e até engraçado.
    Estou em fase de preparação para uma viagem de Salvador-Bahia à Machu Picchu pra dezembro deste ano, e por isso estou especialmente atento ao caminho que vc esta fazendo e ao que está "passando" pelo caminho. Ainda estou definindo o roteiro, mas acho que devo passar por muitos dos lugares que vc está trilhando...
    Naquela foto da sua moto tombada no rípio me deu até um frio na espinha. Vou de Vstrom 650, pesada pra cacete. Sozinho não levanto não...
    Cara, estou torcendo por voce. Suas fotos estão sensacionais. Bem que vc podia mandar mais, né? hehehe...
    Boa sorte e que Deus te proteja. Tenho certeza que tem um monte de motociclistas aqui no Brasil babando de inveja da tua viagem, mas todos torcendo pra tudo dar certo.
    Quando vc voltar gostaria de me corresponder com voce pra pegar umas dicas do caminho, hoteis, abastecimentos, restaurantes e por aí vai.
    Um grande abraço e manda ver!!!
    Pado

    ResponderExcluir
  3. Ae Jeferson, tudo bem?
    Estou acompanhando sua viagem e adorando seu relato descontraído e até engraçado.
    Estou em fase de preparação para uma viagem de Salvador-Bahia à Machu Picchu pra dezembro deste ano, e por isso estou especialmente atento ao caminho que vc esta fazendo e ao que está "passando" pelo caminho. Ainda estou definindo o roteiro, mas acho que devo passar por muitos dos lugares que vc está trilhando...
    Naquela foto da sua moto tombada no rípio me deu até um frio na espinha. Vou de Vstrom 650, pesada pra cacete. Sozinho não levanto não...
    Cara, estou torcendo por voce. Suas fotos estão sensacionais. Bem que vc podia mandar mais, né? hehehe...
    Boa sorte e que Deus te proteja. Tenho certeza que tem um monte de motociclistas aqui no Brasil babando de inveja da tua viagem, mas todos torcendo pra tudo dar certo.
    Quando vc voltar gostaria de me corresponder com voce pra pegar umas dicas do caminho, hoteis, abastecimentos, restaurantes e por aí vai.
    Um grande abraço e manda ver!!!
    Pado

    ResponderExcluir
  4. ESSE INGLES AI COME COCO! ALASCA A Ushuaia! NÃO FODE NÃO TREPA, SÓ ANDA DE MOTO!

    ABRAÇO

    P.S. SEMPRI!

    ResponderExcluir